terça-feira, 30 de junho de 2009

Final Fantasy 1 NES review

Final Fantasy foi um jogo lançado em 1987 pela square soft do Japão. O jogo tem esse nome por culpa de uma brincadeira do programador, como a square estava quase falida ele pensou que seria o ultimo jogo que faria então colocou o nome de fantasia final, mal sabia ele que o jogo seria um retumbante sucesso e que a square estaria muito bem obrigado ate os dias de hoje. Final Fantasy 1 é um rpg clássico com muitas batalhas randomicas e dungeons para explorar, o jogo no entanto tem varias melhorias em relação ao Dragon Quest 1 (seu maior concorrente da rival na época e hoje parceira enix). No jogo a equipe controlada pelo jogador é de quatro personagens ao contrario de 1 no DQ1, existem varias classes para escolher ao contrario de apenas uma no DQ1, existem vários meios de transporte para os personagens ao contrario do bom e velho andar a pé no DQ1 (futuramente a serie DQ incorporou muitas destas novidades). O jogo tem gráficos muito bonitos para um jogo de nes , as musicas são lindas e principalmente o enredo é muito bom e complexo para os padrões da época. O cartucho vem com uma bateria interna para salvar o progresso o que faz com que as tediosas passwords não sejam necessarias. A jogabilidade é puro rpg clássico , mate monstros , ganhe leveis, ganhe dinheiro, compre novas armas etc. O jogo tem varias características que se tornaram marcantes na serie, as roupas clássicas do white e black mages, a musica de comemoração quando se ganha uma batalha, airships entre outras. Final Fantasy 1 também tem bastante replay value devido a escolha de classes no inicio do game, o jogador tem que escolher 4 personagens e pode escolher entre as classes: guerreiro, ladrão, white mage, black mage, red mage e black belt, a variedade de grupos possíveis torna uma segunda e ate terceira jogada pelo game um prazer. O jogo é bem bugado e desbalanceado( o que parece ser um padrão nos RPGs bem antigos como FF1) , alguns stats do personagem nunca são usados no jogo, algumas classes são infinitamente piores que as outras sendo um grupo com quatro guerreiros a maneira mais fácil de terminar o jogo, apesar disso vale muito a pena e esses bugs passam quase despercebidos perante as qualidades. Final Fantasy 1 tem um bom grau de dificuldade principalmente para quem esta acostumado a mamata dos RPGs modernos e é altamente recomendado a todos.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

WOW(wizard of wor) atari 2600 review


WOW(wizard of wor) é melhor que WOW(world of warcraft). Wizard of wor é um grande jogo para os fliperamas (hoje resolvi falar fliperama e não arcade). Acho que quase nenhum brasileiro conhece o jogo, pra ficar fácil de entender é uma mistura de pac man e berzerk. Não entendeu ainda? jogar um pouco de mame. No jogo você controla um guerreiro espacial chamado de Worrior( warrior em inglês é guerreiro mas o jogo tem a mania de colocar O no lugar de A, por isso muitas pessoas chamam o jogo de wizard of war, o motivo eu não sei) que tem que enfrentar monstros em um labirinto e após algumas fases enfrentar o wizard of wor ( um mago poderoso que fica se teletransportando pelo labirinto). Uma das características mais legais do jogo é o multiplayer que pode ser tanto um versus quanto um co-op isso porque os jogadores podem atirar um no outro e ganhar pontos então tem que escolher se vão se ajudar pra passar pelas dungeons ou vão simplesmente tentar meter bala um no outro. O jogo do fliperama tinha gráficos bonitos para a época e um sintetizador de voz bem legal (quem não gosta de voz robótica de computador não viveu os anos 80). Outra ponto legal do jogo é o mini map , um mapa pequeno que fica na parte inferior da tela e mostra onde os inimigos e o jogador estão, isso porque existem inimigos que podem ficar invisíveis no mapa, forçando o jogador a ficar de olho no mini map para não morrer. O port do atari 2600 é muito bom apesar de ter um flickering absurdo. Os gráficos são legais mas o jogador que segurava uma pistola de raios no jogo da arcade parece mais um tarado segurando o próprio p&#$@ no jogo do atari 2600, isso rendeu algumas piadas no youtube. O som é legal apesar de não ter a voz do fliperama mas ao menos tem o tema clássico do jogo TUM TUM TUM TUM ! Wizard of wor nao é tao raro assim mas tem vezes que some , se voces acharem em um site de leilão vale a pena dar uma olhada. Grande diversão e não cobra mensalidade.



domingo, 28 de junho de 2009

Pac Man Atari(2600/7800) review


Pac man foi um arcado lançado em 1980 e que tem imensa popularidade ate hoje, é praticamente impossivel existir uma pessoa que nao conheça o heroi que foge de fantasmas e fica comendo pontos em um labirinto escuro. Dizem as lendas que o Pac Man foi inspirado em uma pizza faltando um pedaço, se isso é verdade ou nao eu nao sei, mas prefiro acreditar que é. Esse post vai fazer uma review rapida de 4 jogos do Pac man e de sua mulher Ms pac man para o console classico da atari, o 2600 e para o console um pouco mais novo, o 7800.

Pac man atari 2600
O jogo é uma tentativa frustrada de capturar a emoçao do arcade e foi um dos maiores fracassos do atari 2600. Apesar das boas vendas muitos cartuchos sobraram no estoque da atari, para voces terem uma ideia na epoca existia 10 milhoes de consoles vendidos, a atari fabricou 12 milhoes de cartuchos de pac man esperando que o cartucho ajudace a vender mais consoles, vendeu apenas 7 milhoes e amargou um grando prejuiso com isso. Os graficos sao feios, o pac man nem é redondo, ele so fica de lado nao mudando a direçao da boca quando sobe e desce, o jogo tem um flickering(termo usado no meio dos gamers quando se fala de sprites que ficam piscando e sumindo da tela) imenso, os fantasmas tem praticamente a mesma cor(ao contrario do colorido vivo da versao arcade), o pac man demora muito para sair do outro lado quando entra em uma das passagens que iria levar para o outro lado do mapa, as frutas que aparecem no centro do mapa nao mudam de fase para fase e parecem um ovo quadrado. Conclusao, um lixo de jogo que so deve ser comprado por colecionadores que querem completar a serie e mesmo assim por ser ultra comum nao pague mais de 1 real.

Ms pac man atari 2600
Otimo jogo! A atari aprendeu com o erro do primeiro cartucho e nessa versao os graficos sao bonitos, Ms pac man é redonda e muda de lado normalmente , as frutinhas sao bem feitas ,boa variedade de mapas, fantasmas coloridos e o flickering e praticamente inexistente. A unica falha do jogo é que ao contrario do arcade no jogo para o atari a dificuldade é muito menor, boa para os iniciantes em pac man mas muito facil para um jogador experiente. Conclusao, Ms pac man na minha opiniao é um jogo melhor que pac man e esse port do atari ficou muito bom, qualquer pessoa que tem um atari 2600 deve comprar porque é um dos melhores cartuchos do video game mesmo que seja um pouco facil demais.

Jr pac man atari 2600
Excelente jogo! Nao da nem para acreditar que os programadores conseguiram fazer esse jogo usando o poder do 2600. O jogo tem varios aspectos de gameplay diferente dos outros jogos, mapa do jr pac man tem scroll(o mapa nao fica todo na tela o que faz com que o mapa se ajuste a medida que o heroi anda) , as frutinhas sao brinquedos que devem ser pegos rapidamente pois fazem com que os pontos que o heroi come fiquem mais gordos (o que dificulta o movimento) e alem disso se um brinquedo encosta em um power pellet (as pilulas que o pac man come para ficar invensivel) ele o destroi, nao há saida magica de um lado para outro do mapa. Os graficos sao lindos, quase nao ha flikering ,otima variedade de mapas , o som é muito bom e a velocidade é muito maior do que nos outros jogos. Jr pac man é um jogo muito dificil e iniciantes nao vao conseguir passar da primeira fase por muito tempo. Conclusao, Jr pac man é a prova que a atari aprendeu com o erro e melhorou os jogos da franquia a cada cartucho, é um jogo relativamente raro e se voces tiverem uma chance de comprar agarrem com unhas e dentes, must have!

Ms pac man atari 7800
Na minha opiniao a melhor versao de Ms pac man para os consoles classicos, graficos lindos, jogabilidade viciante, cores otimas, sons otimos. Conclusao, o mais perto que voce vai chegar de ter uma maquina de fliperama em casa quando se trata de consoles classicos, infinitamente melhor que as versoes do NES (isso mesmo o 7800 em raras ocasioes bate em seu mais poderoso rival). COMPRE AGORA!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O colecionador que nao fala japones.


Colecionar games é um hobby que tem muitas alegrias e muitas tristesas. Pretendo depois escrever um post sobre a dura tarefa de caçar os melhores e mais raros games pelo simples prazer de alimentar essa loucura que o homem chamou de colecionar. Este post no entanto é sobre o colecionador de games que nao fala japones. Pretendo ser breve neste post que é mais um desabafo do que um artigo, que deve interessar a poucos mas os que ja sentiram na pele este problema vao achar no post um sabor familiar, como aquela voz que vem de alguem que sente a mesma dor que sentimos.

Todos sabem que o Japao é a Meca do video game, é de la que vem as maiores marcas, é la que as filas de malucos esperando um novo lançamento é maior, é do japao que saem os melhores RPGs, o problema todo sao os que nao saem de la. Nos que nascemos no Brasil e estamos integrados na internet praticamente somos obrigados a falar ingles, reply, post, search, quest , super, mega, the book is on the table. Porem a lingua de Shakespeare é café com leite perto da lingua de Jaspion , Jiraya e Takuma Sato. A lingua inglesa como a nossa tem 26 letras, os amegicanos e ingleses conhecem como nos o ABC, os japoneses nao, como sao um povo muito do contra eles nao se contentam com um so alfabeto, por la eles tem tres , o Hiragana com 48 letras, o Katakana tambem com 48 e os mais de 40 mil Kanjis.

Na epoca do NES e do SNES ouve muita confusao causada pelas estrategias de mercado das marcas de video games. Os grandes genios do mercado achavam que os americanos nao iriam entender ou gostar de jogos tao complicados como os RPGs japoneses, entao eles simplesmente nao lançavam versoes em ingles para alguns jogos, outros saiam faltando features(versoes simplificadas onde varios recursos nao existiam), isso sem contar nos jogos que vinham com traduçoes grotescas da magica censura americana que como uma especie de jesus cristo as avesas transforma vinho em refrigerante. De la pra ca muita coisa boa se perdeu e nao deu as caras no mercado ocidental. No nes so vimos o final fantasy 1, mas o que aconteceu com o 2 e o 3 ? Ficaram la na terra do sol nascente, nos afrontando, criando a duvida : sera que coleciono mas nao jogo? Este tambem é um problema. Há quem colecione para guardar e ha quem colecione para jogar, o segundo tipo de pessoas fica louco. No super nintendo perdemos Seiken Densetsu 3 (o que para nos seria secret of mana 2) , Final Fantasy 5 , tales of phantasia, star oceam entre tantos outros. Muitos grupos de almas caridosas estao fazendo belas traduçoes para os emuladores, mas isso nao basta para os colecionadores que tem tesao pela midia fisica, pelo cheiro de papel velho e tinta de manual de instruçoes. Resta a nos aprender japones ou como eu faço fingir que meus final fantasys 1 ,4 e 6 sao na verdade 1 ,2 e 3.

O mercado evoluiu muito mas ainda nao é perfeito, la no japao eles ja tem quatro jogos do professor layton para o nintendo ds enquanto isso nos ocidentais esperamos pacientemente pelo segundo. E haja paciencia!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Portatil para rodar games classicos

O site americano think geek esta vendendo um portátil que segundo eles roda jogos de NES , SNES, MEGA DRIVE, GBA e NEO GEO. O portátil é bem pequeno, tem um direcional e quatro botões e parece com a parte inferior do nintendo ds. Segundo o site o gadget tem 4 gb de memoria interna e aceita cartao micro sd para mais memoria ainda. O preço é 99 dólares americanos. Vale a pena lembrar também que existem similares que estão sendo vendidos nos sites de leilão brasileiros, não sei se tem a mesma qualidade do portátil da think geek que parece ser muito boa pelo vídeo que eles colocaram no youtube.




*O blog 8 bits Brasil é contra a pirataria e não tem nenhuma ligação com o site think geek, a noticia postada aqui tem apenas carater informativo.

Top 5 game podcasts e game reviewers do youtube

Aqui vai a lista dos melhores podcasts e game reviewers do youtube
os videos desses caras sao demais e sao uma bela fonte de conhecimento sobre games classicos.
Vou postar a lista, um link para o perfil de cada um e um video demonstrando o trabalho dos caras.

NUMERO 1
The angry video game nerd


James é o nome do cara, ele se tornou muito famoso de uns anos pra cá e não é por menos, alem de ter os personagens mais engraçados da cena de reviews ele pode ser considerado um dos pioneiros do youtube. Ultimamente ele anda fazendo reviews para o site game trailers mas o youtube é um bom lugar para acompanhar as novidades do James e pegar os links.
http://www.youtube.com/user/JamesNintendoNerd

O AVGN faz reviews de jogos biblicos

NUMERO 2
Classic game room


Desde 1999 chutando bundas. Esses caras são old school, Mark e seu amigo Dave fizeram as melhores reviews ever por muitos anos. Hoje em dia dave não esta mais no programa mas Mark continua firme e forte. Com muitas divagações filosóficas e um gosto apurado por lança chamas e naves espaciais o programa faz reviews de games clássicos e de games atuais. Classic game room tem a maior coletania de videos da net e tem vezes que lançam mais de um vídeo por dia!
http://www.youtube.com/user/InecomCompany

Classic Game Room review de TEMPEST 2000 para o Atari Jaguar

NUMERO 3
Noobtoob


Tobin e seu amigo Yuzo fazem um podcast de games semanal com 1 hora de duração. Eu quase nunca concordo com nada que eles falam, principalmente porque eles não são tão fans de games classicos assim , porem o bom humor ,os palavrões,mensagens de duplo sentido e a química entre os dois apresentadores fazem a uma hora semanal passar voando.
http://www.youtube.com/user/tobin00

Noobtoop episodio 146

NUMERO 4
Aqualung reviews

O Aqualung é o cara. Ele faz reviews de jogos clássicos e walkthroughs completos de games. Dos cinco que eu falei aqui é o que tem produção mais amadora porem claramente é um dos que tem mais conteúdo no programa. Vejam bem, terminar dragon quest 1 e vários outros jogos e montar vídeos mostrando tudo para o youtube da um trabalho danado.
http://www.youtube.com/user/AqualungGameReviews

Aqualung review Mike´s Tyson punch out parte 1 de 2

NUMERO 5
The irate gamer


Considerado uma copia descarada do video game nerd o irate gamer conseguiu um lugar próprio na cena de reviews. Os vídeos são muito bem produzidos, com vários efeitos especiais e personagens diferentes e marcantes. Apesar das criticas de algumas pessoas o irate fica no numero 5 com louvor.
http://www.youtube.com/user/Irategamer

The irate gamer review monster party para o NES

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Space invaders atari 2600 review



Space invader é hoje em dia um fenómeno da cultura pop e na época que foi lançado para os arcades(1978) foi responsável por um recorde mundial de lucro, o jogo era tão viciante e comeu tanto dinheiro que causou uma falta de moedas pequenas no Japão por um tempo. O port do jogo para o atari 2600 que saiu em 1980 quadruplicou a venda do console e foi considerado o primeiro killer app do mundo. Mas Space invaders para o atari é mesmo aplicativo matador? Sim com certeza! O jogo tem gráficos muito bons para um jogo de atari das primeiras gerações, possui muitos modos de jogo o que torna o cartucho mais variado (escudos parados, escudos que se movem, sem escudo, canhão mais fino ou grosso,aliens invisíveis etc). Os sons são muito legais e os blip blips do cartucho são clássicos. A jogabilidade é o ponto forte do cartucho mantendo o estilo do arcade porem com um ar um pouco diferente, no arcade o tiro é mais rápido o que faz com que chegue aos aliens mais rápido, no atari com o tiro mais lento a habilidade de atirar onde o alien vai estar e não onde ele está é muito mais importante. Sou um grande fan do jogo original do arcade mas acho o port do atari ainda mais divertido que o original. O jogo é super comum e se vocês tem um atari 2600 provavelmente tem uma copia de Space invaders na prateleira, eu tenho duas como vocês podem ver pela foto, uma original americana e uma original brasileira da polivox. Se o jogo tem uma falha são os sprites dos aliens que são muito menos carismáticos na versão do atari que no original. Para um lado , para o outro , aumente a velocidade (a formula para dominar o mundo por mais de trinta anos).

terça-feira, 23 de junho de 2009

Yars' Revenge atari 2600 review



Yars revenge foi um jogo de tiro lançado para o atari 2600 em 1981, foi o jogo original da atari mais vendido para o 2600. O jogo foi programado por Howard Scott Warshaw o mesmo que programou o infame ET para o atari, isso mostra claramente como a ganancia de uma softhouse, prazos limitados e a maldição de jogos licenciados de filmes pode levar um grande programador a fazer o pior jogo do mundo. No jogo Yars revenge você controla o Yar ( uma espécie de mosca espacial) e tem que usar o seu canhão zorlon para destruir o Qotile (o inimigo de formato geométrico) que vive dentro de um escudo. O Yar possui tres armas, ele pode destruir o escudo com tiros, pode comer o escudo quando entra em contato com ele e pode lançar um poderoso míssil (a única arma que tem poder para destruir Qotile). O inimigo também tem um arsenal para tentar matar o Yar, primeiramente sua arma defensiva que é o escudo e que pode vir em duas formas, um escudo em arco com peças fixas e um escudo quadrado com peças moveis, dependendo da faze o tipo de escudo muda sendo vermelho nas primeiras fazes e se tornando azul nas fazes mais avançadas, a segunda arma é um quadrado perseguidor que fica tentando encostar no Yar e fica mais rápido a cada faze e por ultimo o Qotile pode se transformar em uma arma em formato espiral e se lançar sobre o herói. No centro da tela existe uma area colorida chamada zona neutra onde o quadrado perseguidor não pode danificar nossa mosca espacial porem algumas fazes não possuem esta comodidade. A jogabilidade do jogo é rápida e frenética e o jogador precisa treinar muito para obter grandes scores. O Yar é muito ágil e pode se movimentar em todas as direçoes , ele pode ate entrar pelo topo da tela para sair na parte de baixo o vice versa. Existem algumas maneiras de ganhar mais pontos nas fazes, a primeira e comer todo o escudo do inimigo, comendo o escudo o jogador ganha mais pontos do que dando tiros nele , a segunda maneira é acertar o Qotile com um míssil enquanto ele se atira na sua forma espiral, esta manobra é muito difícil e gera muitos pontos alem de uma vida extra. Os gráficos do jogo são muito bons e bem animados (para os padrões atari) tendo destaque o show de luzes psicodelicas que aparece na tela quando se mata o inimigo. O som do jogo deve gerar uma certa polemica, algumas pessoas devem achar o som insuportável outras (como eu) acham que o som é otimo dando um clima insectoide de colmeia a experiência. Yars revenge é um grande jogo e captura a sensação dos grandes clássicos de arcade para o mercado caseiro.


segunda-feira, 22 de junho de 2009

video game modders

Este post é para compartilhar alguns videos do youtube sobe pessoas geniais que fizeram mods maravilhosos em video games clássicos




O cara aqui levou a expressão NES toaster ao pé da letra e colocou um nintendo 8 bits em uma torradeira.



Ele fez uma torradeira de super nintendo tambem.



Um console 4 em um que roda jogos de atari 2600, NES, SNES e Mega drive (genesis).



Que tal um controle de NES gigante?



Um atari 7800 portatil

sábado, 20 de junho de 2009

The legend of zelda NES review




















Não há melhor maneira de fazer uma primeira review de jogos para o blog do que começar com um dos jogos mais importantes que já existiram. The legend of zelda mudou o mundo dos video games. Primeiro haviam os jogos estilo arcade (meus favoritos por sinal) onde o objetivo era ganhar pontos e ficar vivo, jogos estes que as pessoas na época do crash do video game já estavam cansados de jogar. Então veio o nintendo com seus jogos imersivos que contavam uma historia , que tinham inicio meio e fim (olhem só que novidade), pra coroar essa mudança de paradigma no mundo dos jogos de video game temos The legend of zelda. Mas o que é The legend o zelda? Em muitos foruns de games quando se fala na palavra zelda logo se escuta falar em ocarina of time (sim o jogo para nintendo 64) muita gente boa por ai (gente nova) jogou o zelda do 64 como o seu primeiro jogo da serie (pobres almas), algumas pessoas tem lembranças felizes de jogar um jogo um pouco mais antigo, zelda a link to the past (o clássico jogo de super nintendo que talvez seja o melhor da serie e que eu vou fazer uma review futuramente), mas o surpreendente é o numero pequeno de pessoas que realmente jogaram o jogo original no nintendo 8 bits aqui no Brasil. Mas o que este jogo tem de tao especial? Varias coisas! Lançado primeiro no famicom disk system(que nunca saiu fora do japao) 0 jogo teve uma estreia de luxo no mercado americano, o maravilhoso cartucho dourado (do qual eu sou um feliz proprietario) e que vocês podem ver a foto no inicio deste post vinha com outra qualidade excepcional, uma bateria interna para salvar o progresso no jogo, isso mesmo, nada de demoradas passwords ( e mesmo estas eram incomuns antes do nes, para voces terem uma ideia apenas o jogo secret quest tinha passwords para continuar depois na época do atari). Alem dos méritos físicos do cartucho o jogo tinha vários aspectos inovadores, era um rpg de açao épico e não linear. O jogo conta a saga de link um jovem que tem a missao de recuperar as peças da triforce e salvar a princesa zelda das maos do vilao Ganon. O mundo do jogo é enorme (principalmente para os padroes da epoca) e link pode desde o começo do jogo ir para onde bem entender, ha muitos itens pelo caminho que vao ajudar o heroi e alguns que vao dar a capacidade de passar por lugares intransponiveis no inicio. No decorrer da aventura Link precisa enfrentar uma serie muito variada de inimigos , percorrer dungeons escuras e complexas e melhorar suas habilidades pegando melhores armas, mais energia, roupas mais poderosas , magias etc. O mais legal do jogo é o aspecto nao linear, o que deixa a cargo do jogador o caminho tomado no game, o jogador pode escolher "rushar" pelo game e completar as masmorras rapidamente ou pode dar uma parada para procurar novos itens ganhar mais coraçoes e assim dar uma upada fazendo o caminho mais facil (ha alguns jogadores afixionados que tentam ate passar pelo jogo sem usar itens chaves como a espada) . O que mais me impressiona ate hoje é o nivel de complexidade e coezao do jogo, era de se imaginar que por ser o primeiro varios elementos dos jogos mais novos da serie nao iriam estar presentes, mas esta tudo la, fadas,bombas,mapas, hearts, o famoso arco e o bumerangue so pra citar alguns. Os graficos sao otimos e a trilha sonora tambem é de primeira contendo a classica musica que hoje em dia quase todo gamer que se presa sabe de cor. A conclusao é que The legend of zelda é um dos melhores jogos para o nintendo 8 bits e continua hoje tao moderno e gostoso de jogar como na epoca que foi criado, todo jogador de video games tem que passar ao menos uma vez pela expericencia, mas quando a historia acabar nao se preocupem, o jogo tem uma segunda aventura com dungeons de layout diferente para dar mais replay value ao cartucho. So uma ultima dica, nunca desligue o seu NES sem antes segurar o botao de reset ou coisas terriveis podem acontecer.


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nintendo top loader review

O nintendo entertainment system (NES) foi um dos melhores consoles de video games ja criado, ele sozinho foi o grande responsavel pelo restabelecimento do mercado de games depois do grande crash de 1984. Vou falar um pouco neste post sobre o NES2 tambem conhecido como top loader. O nintendo top loader foi um redesign do antigo nintendo toaster (torradeira em inglês, devido a maneira como se coloca o cartucho), ele foi lançado em 1993 dez anos depois do lançamento do nintendo original nos Estados Unidos.O console ficou muito menor e aparência no geral é muito interessante.Na minha opinião é um console lindo, parece mais uma maquina antiga, um leitor de cartões de credito ou um drive externo de um pc antigo, os botões superiores de power e reset também tem um design lindo, nas cores laranja e cinza o botão de power desliza para cima e o botao de reset é de apertar.


As principais mudanças no console foram:

  • no top loader o cartucho é colocado na parte superior do aparelho (dai o nome).
  • O video game não vem mais com saída para cabos áudio e vídeo apenas saída para o cabo rf da nintendo (igual ao do super nintendo e nintendo 64).
  • Não existe mais o led que indica se o video game esta ligado ou não (o botao de power deslizante é a melhor maneira de checar).
  • O controle é diferente do controle do NES original, é chamado de dogbone pelo seu formato arredondado que lembra um osso de cachorro, porem o plug é igual sendo compativel com o console antigo.


Cartucho colocado internamente no NES toaster



NES toaster a esquerda e NES2 top loader a direita



Controle padrao do NES e controle dogbone do NES2




Cartucho colocado na parte de cima do NES2 top loader

O console possui vantagens e desvantagens em relaçao ao NES original
  • Ele é menor o que é um ponto positivo.
  • A imagem do top loader é de pior qualidade e mesmo usando o cabo rf no NES original a imagem fica melhor pois o top loader tem um defeito que faz com que linhas verticais (quase imperceptiveis) apareçam na imagem.
  • O ponto forte do nes top loader é o modo de colocar o cartucho eliminando o problematico modo antigo que no decorrer do tempo acumulava muita poeira e desgastava o mecanismo, a maioria dos NES que voce encontra hoje em dia tem problemas graves para ler os cartuchos e existem varios macetes pra fazer os jogos funcionarem, no top loader os cartuchos funcionam muito bem sempre.
  • O controle é uma questao de opiniao, na minha ambos sao otimos mas eu prefiro o dog bone porque machuca menos as maos ao se jogar muito tempo (devido ao formato mais ergonomico).

A minha conclusao é que o top loader é a melhor maneira de se iniciar em uma coleçao de nintendo 8 bits nos dias de hoje , ele é infinitamente melhor que os clones baratos de NES que se encontra por ai , é bonito, duravel e carrega os jogos muito bem . Melhor que um NES top loader so mesmo um NES original refurbished (recondicionado) em otimo estado , o que em teoria traria melhor qualidade de imagem, porem estes aparelhos sao muito dificeis de se encontrar e quase 100% dos NES que originais voce vai achar terao problemas muito frustrantes ao carregar os jogos. O NES top loader é relativamente raro e se voce encontrar um em sites de leilao nao pense duas vezes em levar, sera uma otima compra!


Jogos velhos Novo blog

Ola amigos! Bem vindos ao 8 bits Brasil! O blog tem o objetivo de celebrar os jogos clássicos que fizeram e fazem parte da nossa vida. Este blog é feito por um gamer para gamers. Apesar do nome em homenagem aos consoles e computadores de 8 bits o blog tambem vai ter reviews de consoles de 16 bits e outros. Espero que vocês gostem do conteúdo.