quarta-feira, 22 de julho de 2009

Linley's Dungeon Crawl indicação de jogo


Este post é para pedir desculpas pela demora em atualizar a pagina. Estou mudando de computador e com problemas na Internet, alem disso estou passando por alguns contratempos externos ao mundo dos games, mas não pensem que o blog esta largado porque logo logo estará voltando com mudanças e força total. Um abraço a todos que visitam e aqui fica uma indicação de jogo para passar o tempo. Linley's Dungeon Crawl é o único roguelike que eu gosto tanto quanto nethack. Como sempre nesse tipo de jogo é free e possui arquivos compatíveis com vários sistemas.


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Top 5 NES Beat 'em ups


Beat 'em ups são os jogos de porrada muito populares nos fliperamas e nos consoles clássicos, este post vai falar dos melhores jogos de pancadaria para o NES

1)Double Dragon 2
O melhor da trilogia sem duvida. Double Dragon 2 é um dos meu jogos favoritos ever. Os gráficos são sólidos o som é otimo os controles são perfeitos (sendo o que tem os golpes especiais mais legais de toda a serie). DD2 mistura muito bem pancadaria e plataforma, tem inimigos memoráveis e uma dificuldade caprichada, para zerar o jogo e ver o final real você ainda tem que jogar no nível mais difícil. O mestre final parece diretamente importado de um jogo de luta da SNK. DD2 é um clássico e ganha o numero 1 fácil.

2)River City Ransom
Visuais cartunescos, jogabilidade perfeita, elementos de rpg fazem de RCR o jogo mais diferente de luta já criado. A açao é boa e a verborragia dos inimigos é hilaria. BARF!

3)Battletoads & Double Dragon
Apesar das fazes terem tematica dos dois jogos a jogablidade é praticamente puro battletoads. Os graficos sao bonitos e as fazes sao variadas. A açao multiplayer é otima e a dificuldade foi um pouco reduzida para níveis menos ridículos que o primeiro jogo. Battletoads & Double Dragon é um jogo difícil de encontrar para o NES mas vale cada centavo.

4)Double Dragon
Para quem já jogou no fliperama DD do NES vai ser por um tempo um balde de agua fria, o jogador inicia com poucos golpes e vai aprendendo mais no caminho alem de não tem suporte para multiplayer cooperativo, tirando estas falhas DD continua um jogo solido e vai melhorando a cada minuto. A tradição do nintendo de não portar o jogo diretamente e adicionar novos elementos esta presente neste jogo e como quem conhece os jogos pode falar isso é otimo

5)Battletoads
Gráficos lindos, musica otima, fazes variadas, suporte multiplayer o que battletoads tem de errado? A dificuldade bizzarra! O jogo é mais difícil do que Ghouls 'n Ghosts e chega a ser desleal, alem disso jogar 2 players é quase impossível porque seu parceiro vai te matar mais que os próprios inimigos. Eu gosto de dificuldade mas o jogo exagerou,se você tem coragem vista sua roupa de couro sadomasoquista e se prepare para um jogão.

*Menções honrosas
DD3 e Tartarugas ninjas 3

terça-feira, 14 de julho de 2009

adaptador 60-72 pinos NES review

O que não tem remédio remediado está. Já dizia meu avô. Quer rodar jogos japoneses no seu nintendo americano? Então mais cedo ou mais tarde você vai ter que comprar um adaptador 60-72 pinos. Uma porcaria de um adaptador 60 - 72 pinos! Falo assim porque tenho uma raiva extrema desse periférico. Pra começar não devia ter diferença entre fitas de nintendo do mundo inteiro, esta historia de diferenciação de regiões sempre foi e sempre será uma merd#, olhem os DVDs com travamento por regiões. O que o consumidor tem a ganhar com isso? Nada! Não passa de uma estratégia de vendas que visa lucros mas só logra alienar o consumidor de uma gama gigantesca de produtos que não tiveram a graça de serem lançados em sua terra natal. Que os cartuchos do nintendo americanos são lindos eu concordo, mas por mais que eu goste do design gigante que da um ar imponente aos jogos o fato é que mais de metade do cartucho contem apenas ar, o chip em si é minúsculo comparado ao todo e fica la como um barão aproveitando muito espaço inútil as custas de roubar um bom pedaço de nossos lares, guardar mais de 100 cartuchos de nintendo é sempre um problema. Mas chega de bla bla bla e vamos voltar a vaca fria, o adaptador 60-72 pinos presta? Mais ou menos. Funcionar ele funciona, e com algum esforço realmente faz com que jogos japoneses rodem no seu NES americano, porem ele causa vários inconvenientes.

1) Agora você tem que limpar o dobro de conectores, antes do adaptador você tinha que checar que o chip do cartucho estava limpo e se o conector do seu nes estava ok, agora você tem que checar o chip do cartucho, o chip do adaptador, o conector do nes, o conector do adaptador e um pouco de poeira em qualquer uma dessas partes faz com que seu jogo não rode.

2) Você acabou de comprar um NES original e esta feliz em ter em casa um produto com qualidade nintendo mas vai ter que enfiar nele um adaptador fuleiro feito na china com plástico vagabundo e materiais de terceira. Dizem as lendas que existem adaptadores 60-72 pinos feitos pela nintendo mas estes são iguais enterro de anão, ninguém nunca viu um.

3)A maioria dos adaptadores vem com um pedaço de pano que serve mais ou menos como uma cordinha de O.B , voce enfia o adaptador no console e usa a cordinha para puxar ele para fora, mas essa merd# sempre acaba soltando e você tem que ser um cara muito habilidoso para tirar o corpo estranho do seu video game.

Conclusão. O adaptador 60-72 pinos é como a camisinha, você tem que colocar antes de enfiar, deixa seu brinquedo ridículo , tira um pouco do prazer mas sem ele não tem jogo.


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mario Bros atari 2600 review

Muita gente acha que super mario bros para o NES foi o primeiro jogo do mario, porem antes do mega sucesso do bombeiro italiano para o nintendinho três jogos do simpático bigodudo já haviam saído para vários consoles e para os arcades. Os jogos donkey kong, donkey kong junior(onde o mario é o vilão) e mario bros foram as estreias do personagem mais famoso da nintendo e este post é um review do jogo mario bros para o nint.. ops para o atari 2600.

Mario bros foi um jogo lançado nos arcades em 1983, no jogo mario tem que examinar os esgotos matando monstros, o objetivo do jogo é ter o maior score sem perder todas as vidas. O jogo contem fases de três andares e mario tem que bater na parte de baixo dos inimigos para vira-los depois entrar em contato com eles para chutar e matar os inimigos, a medida que as fases vão passando inimigos diferentes vão aparecendo e alguns exigem mais de uma pancada para virar de cabeça para baixo alem de outras habilidades. No jogo também existem fases de bonus onde o mario tem um tempo limitado para pegar o máximo de moedas.

O port para atari 2600 é supreendentemente bom (comparado ao péssimo port de donkey kong para o console mario bros brilha em todos os aspectos). Os gráficos são muito bons para o 2600 com movimentação otima e boa escolha de cores. Os efeitos sonoros são um pouco fracos no geral, mas ao menos a musica alegre de quando se termina uma fase ainda esta la. A jogabilidade é muito boa porem a caracteristica de bater nos inimigos na diagonal para joga-los em leveis inferiores do mapa foi retirada, isso deixa o jogo um pouco menos complexo e estratégico.

Mario bros é um otimo jogo para 2600, ele pode ser um pouco difícil de encontrar mas vale a pena comprar nos sites de leilão, apesar de ser um port inferior aos do nintendo 8 bits e do atari 7800 o jogo tem muito a oferecer e é recomendado.

sábado, 11 de julho de 2009

YASD


Hoje não ia ter post mas eu passei uma raiva gigantesca jogando nethack. Como muitas pessoas gostaram do jogo vou contar minha historia triste. YASD significa yet another stupid death (algo como mais uma morte estúpida em português). Eu estava começando um jogo com um bárbaro quando resolvi beber de uma fonte, para minha surpresa um water demon apareceu e me concedeu um desejo! Dei uma olhada nos guias da internet e resolvi pedir pela melhor armadura do jogo uma blessed greased +3 gray dragon scale mail afinal armor class negativa e proteçao magica nos primeiros leveis da dungeon não é mal para ninguém. Muito feliz com meu feito continuo andando pela masmorra quando cometo meu primeiro erro grave, um gas spore aparece no meu caminho e eu muito confiante dou uma porrada nele, BOOOOOMMMM ele explode e mata meu pet. Ok. Sem pet, com meu Deus Put# comigo continuo meu caminho, batendo em tudo e em todos e aproveitando minha armadura super over quando me deparo com uma porta trancada, sem pensar muito mando meu bárbaro dar um chutao na porta e é claro todos que jogaram o jogo sabem que isso é uma má ideia. Não deu outra, era um shop, eu penso, fud&% vou morrer e o shopkeeper vem pra cima tacando spells ate pelo c&, quando lembro que minha armadura me da proteçao! Outro grande erro! Ao inves de aproveitar a oportunidade para correr igual um frango e tentar ficar vivo resolvo dar porrada no dono da loja, as cargas da varinha magica dele acabam e ele devolve as porradas com muito mais força e malícia que eu. Resultado? Um presunto com a melhor armadura do jogo no terceiro level da dungeon. Depois de olhar meu inventorio identificado pela morte vi que foi ainda pior, eu tinha um pegaminho de teleport para escapar. Da até vontade de rir.
Ps: cliquem na foto para ver com tamanho maior

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Das Uberleben indicação de jogo

Das Uberleben é um joguinho independente em onde você é um paraquedista e tem que desviar de vários obstáculos para pousar no fundo de uma caverna profunda. O jogo pode ser jogado por ate 7 (isso mesmo SETE) pessoas ao mesmo tempo em um computador. Uberleben tem seis tipos de fases diferentes e varias configurações de dificuldade, alem disso voce pode setar o gore para on ou off. O jogo tem gráficos muito bonitos e estilizados e as fotos neste post nao fazem juz a eles, confiem em mim, o jogo em movimento é lindo. A jogabilidade é simples e consiste apenas em movimentar seu paraquedista e fugir dos perigos, a primeira vez que joguei me lembrei muito do jogo pilot wings para super nintendo. Uberleben não tem musica mas tem efeitos sonoros legais então o próprio site recomenda uma radio online ou mp3. Conclusão: Uberleben não é o jogo mais profundo criado mas garante um bom tempo de diversão, tem otimo multiplayer e é free, altamente recomendado.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Theme Hospital PC review

Theme hospital é um jogo de simulador de hospital recheado de humor negro lançado pela bullfrog em 1997.

No jogo primeiramente você tem que construir o layout do seu hospital colocando salas equipamentos etc. Depois você contrata o staff e tem que gerenciar os lucros a limpeza do lugar e um monte de surtos de doenças bizzaras como cabeça inchada e síndrome de Elvis. O jogo é dividido em fases de complexidade crescente e o jogador é desafiado a controlar hospitais cada vez maiores , com equipamentos mais caros, e com mais pacientes de doenças variadas. Para ter sucesso o jogador deve planejar muito bem onde e porque colocar os consultórios, tornar o local agradável com cadeiras maquinas de vender refrigerante, plantas e aquecedores e contratar um pessoal qualificado para um atendimento eficiente. Alem do atendimento propriamente dito os hospitais tem que ter um departamento de pesquisa para estarem sempre atualizados com novas drogas e equipamentos modernos. O micro gerenciamento do jogo vai mais fundo ainda com a parte financeira e é possível ver gráficos, pegar empréstimos etc.

Os gráficos do jogo são bonitos e coloridos e tem a típica violência cartunesca, tratamentos que envolvem explodir cabeças como se fossem um balão ou cortar línguas em guilhotinas são muito divertidos de se ver e os pacientes parecem não ligar porque saem com um sorriso no rosto e deixam muito dinheiro para traz quando atendidos com rapidez. Os sons são muito bons também e a voz da secretaria no alto falante é simplesmente hilaria. O jogo tem alguns problemas , como funcionários que não fazem o que deviam, cirurgiões que resolvem trabalhar no atendimento básico enquanto pessoas morrem na sala de operação, zeladores que passam por lixo sem nem pensar em limpar e problemas de pathfinding que travam pacientes e staff em lugares com pouco espaço. No geral estes problemas não tiram o brilho do jogo mas podem ser bem incômodos. Theme hospital possui um replay value muito bom e é um daqueles jogos que você pode ter por anos e anos e esta sempre re instalando para dar uma jogada casual.

Minha conclusao é que Theme hospital é altamente recomendado. Que saudade da bullfrog!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Kickle Cubicle NES review

Kickle Cubicle é um jogo que poucas pessoas conhecem para o NES. O jogo é um action/puzzle game onde você controla o simpático boneco de neve kickle em uma tentativa de salvar o reino da fantasia de um rei malvado.

O objetivo do jogo é chegar com kickle nos "sacos mágicos"(bem é assim que eu chamo eles, não sei direito o que são), itens que estão espalhados pela fase, para isso kickle tem que resolver vários quebra cabeças. O jogo é dividido em vários mundos, e cada mundo é dividido em varias fases (ilhas), após completar todos os mundos um modo super hard é liberado para o jogador. Kickle possui duas habilidades principais, apertando o botão b ele sopra um bafo gelado que congela os inimigos, esta é a parte mais importante do jogo pois depois de congelados os inimigos(transformados em blocos de gelo) podem ser empurrados por kickle criando pontes de gelo em áreas abertas ou simplesmente esmagando outros inimigos, apertando o botão a kickle cria um pilar de gelo que é usado para defesa ou para parar objetos em movimento. Esta mecânica simples de controle aliado a um design de fase muito bom vai criando puzzles mais difíceis a cada level , a curva de dificuldade é bem suave sendo os primeiros extremamente fáceis e os últimos estagios de bonus bem difíceis.

Os gráficos de Kickle Cubicle são muito bons para o NES, na verdade são tão bons que na minha opinião passariam com facilidade por um jogo genérico de SNES, as fases são coloridas , os inimigos são bem animados e o efeito da ilha quebrando após o final de cada level é bem legal. O enredo do jogo é puro nonsense o que cria um clima legal parecido com os modernos jogos da pop cap, cenouras falantes e outras bizzarices são comuns no mundo de kickle. Os sons são muito bons, os efeitos são legais e a musica também(apesar de um pouco repetitiva).

Kickle cubicle é considerado por muitos um lolo on ice (Adventures of Lolo é uma serie de action/puzzles muito popular no NES) mas para este humilde blogueiro o jogo é superior ao rival e é um dos melhores do género. Recomendo a todos.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Super Mario World 2: Yoshi's Island SNES review

Super Mario world é um dos melhores jogos de super nintendo e um dos melhores do encanador bigodudo. O lançamento de super mario world 2 para SNES em 1995 prometia muito mas será que o cartucho cumpre as expectativas? Sim e não. O jogo muda totalmente a franquia fazendo com que Yoshi (o simpático dinossauro verde) fosse o personagem principal. O objetivo do jogo é levar o bebe Mario de uma lado a outro da fase sem deixar que ele seja capturado, a cada vez que você toma um dano o bebe Mario cai e um contador aparece no topo da tela, se o tempo acabar antes de Yoshi tocar o bebe Mario você perde uma vida. Os gráficos do jogo são LINDOS, MUITO LINDOS, PQP eu falei que os gráficos são LINDOS? Muito colorido e com uma aparência de desenho de giz de cera e aquarela os cenários do jogo são de tirar o fôlego. A jogabilidade mistura o clássico corra pule e mate os inimigos com algumas novidades como a possibilidade de Yoshi mirar e jogar ovos nos inimigos, os controles são todos muito bons e nunca você vai perder uma vida por comandos que não respondem . O jogo no geral é um pouco infantil demais, quando Yoshi vira um helicoptero feliz da vergonha de jogar perto de outras pessoas, a dificuldade também fica mais para o lado infantil não sendo nem de longe tão grande quanto dos outros jogos do Mario. Os sons são otimos porem o choro do bebe Mario quando cai do Yoshi é muito irritante. Yoshi island é um bom jogo, na minha opinião não tão bom quanto os Marios mais tradicionais, mas tirando o lado infantil, a dificuldade fraca, o bebe Mario chorão pela saco o que sobra é um cartucho solido com gráficos geniais que é recomendado a quem tem uma coleçao de super nintendo.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Atari 7800 review

O atari 7800 Pro System foi lançado em 1986 e foi uma tentativa da atari de retornar o sucesso depois do fracaço do atari 5200. O atari 7800 possui um novo chip chamado Maria capaz de rodar jogos muito mais avançados do que o atari 2600 porem o NES dominou a geraçao e o 7800 ficou na lista dos grandes consoles esquecidos pela coletividade. O console é quase totalmente retro compativel com os jogos de 2600(ele contem o hardware do 2600 + o novo hardware grafico) e em teoria é tao ou mais poderoso que o NES , porem na pratica a diferença de paradigma na hora de programar e o espaço limitado dos cartuchos fazem com que os jogos de atari 7800 pareçam muito mais simples que os jogos do rival. O NES possui jogos baseados em tiles (pequenos quadradinhos de imagem que formam uma imagem maior, cenarios , inimigos etc) , no atari 7800 a imagem tinha que ser desenhada inteiramente na tela de uma vez so, apesar de suposta maior resoluçao e dos supostos sprites maiores essa diferença de paradigma faz com que um jogo com aparencia igual aos de NES forçe o chip Maria e que rodem muito lentamente no console o que fez com que a maioria dos programas usassem resoluçoes menores.Os sons do 7800 sao muito ruins, na verdade o hardware de som é o mesmo do 2600 e apenas alguns jogos tem som melhor do que o antigo console devido a chips de som colocados no cartucho. A coletania de jogos do 7800 tambem é muito menor do que a do NES (o que foi provavelmente devido ao numero de vendas) e os jogos que podem ser considerados muito bons sao poucos. A aparencia do 7800 é muito bonita, é preto com uma placa de aluminio na parte superior e as cores tradicionais da atari. Os controles da versao americana sao horriveis, chamado de pro line os joysticks apesar de bonitos nao ficam bem na mao e tem os horriveis botoes laterais que sao cansativos e nem um pouco praticos, ao menos os controles nao sao tao ruins quanto os do 5200 mas a maioria das pessoas acaba pegando um velho controle de 2600 para jogar porque sao muito melhores, a versao europeia do console vinha com um otimo gamepad parecido com o controle de NES mas estes sao muito raros de se conseguir. O atari 7800 brilha na hora de emular classicos de arcade, com uma quantidade de sprites na tela quase ilimitada o 7800 tras as melhores conversoes de jogos de arcades para os consoles classicos, jogos como ms pac man , joust , dig dug , asteroids etc sao melhores no 7800 que no nes. Uma curiosidade para o mercado brasileiro é o phanton system, lançado no brasil com um clone do nes pela gradiente o phanton originalmente seria um atari 7800, como as vendas do NES eram muito mais expressivas do que as do 7800 acabou que o exterior do console é identico ao 7800 mas por dentro a maquina era um nes, o que faz com que o design do 7800 seja muito familiar para quem ja teve o console da gradiente.

vantagens e desvantagens do 7800
+retro compativel com a gigantesca quantidade de jogos do atari 2600
+otimas conversoes de arcade
+design bonito e duravel
-poucos jogos
-sons ruins
-controles ruins

Conclusao. O atari 7800 é um otimo videogame para quem quer colecionar atari 2600, testanto aqui na minha casa ele roda perfeitamente os mais de 100 jogos que eu tenho, quem gosta de jogos classicos de arcade tambem vai ficar feliz, as conversoes sao quase perfeitas e nao ha modo melhor de jogar centipede ou ms pac man. Se voce quer se lembrar da epoca que tinha um atari 2600 o 7800 é a melhor opçao para sua coleçao ja que alem dos jogos do console antigo vai poder rodar uns 10 otimos jogos do 7800, se voce nao se interessa pelo 2600 fique longe do 7800.

Importante

olhe fixamente para a luz

domingo, 5 de julho de 2009

NETHACK indicaçao de jogo

Nethack é um joguinho de RPG por turnos que na minha opinião é um dos melhores feitos pelo homem, tenho ate duvidas se não foi uma mente superior alienígena que programou essa pérola dos video games. O jogo é um dungeon crawler,hack and slash,roguelike. Mas que melda é essa vocês podem estar perguntando. Rogue foi um jogo de percorrer dungeons criado por uns geeks a muito tempo atrás e que gerou uma linhagem de jogos, nethack é um dos melhores, o jogo esta em desenvolvimento desde 1985. Pra jogar nethack o player tem que ter um pouco de paciência que o jogo usa praticamente o teclado todo como comandos, porem a recompensa é gigantesca que o jogo é muito difícil e divertido e os desenvolvedores pensaram em praticamente tudo. Com milhões de mortes diferentes e exigindo muita criatividade do jogador, sair da dungeon of doom com o amuleto de yendor é para os fortes e determinados. O que impressiona no jogo sao as infinitas possibilidades, você pode roubar lojas, montar um cavalo, treinar seu cachorro para ser um maquina de morte e destruição, ou pode comer seu cachorro na hora da fome, você pode desejar a destruição de todos os anões, pode usar seu cartão de credito para abrir portas, pode se vendar para resistir ao ataque de uma medusa ou pode rezar para seu Deus pedindo por piedade depois de comer comida envenenada, os vários anos de desenvolvimento serviram para tornar nethack um dos jogos mais variados do mundo. O jogo conta com uma versão moderna que roda no windows e tem gráficos de tiles mas pode ser jogado em modo clássico de texto( o melhor modo de jogar na minha opinião), nethack tem também versões para mac e linux. Nethack vira um vicio em pouco tempo e vocês vão amar o personagem como alguém da família, meu bárbaro chamado tutuco é como um filho para mim. Nethack é free para qualquer um e pode ser baixado agora no site http://www.nethack.org/ não percam a oportunidade, vale muito a pena.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

TOP 5 CONTRA GAMES!


Hoje estou afim de escrever algo bem rápido e falar sobre minha serie de vídeo games favorita. Contra é uma serie de jogos pra homens de verdade, os jogos transbordam testosterona, atitude violenta e balas para todos os lados. Como uma das series de jogos mais difíceis que existem Contra separa os homens dos garotinhos. Este post é um top 5 com os melhores jogos da serie. Let's Attack Aggressively!

NUMERO 1) CONTRA NES
Como é possível um jogo de 8 bits chutar bundas por tantos anos? Dificuldade gigante? Jogabilidade excelente? Gráficos e sons maravilhosos? Provavelmente tudo isso e algo mais, contra do nes continua atual ate hoje e é um dos melhores jogos EVER!

NUMERO 2) CONTRA 4 NINTENDO DS
Muita gente vai querer brigar comigo por culpa dessa, mas contra 4 no ds merece a segunda colocação por um simples fato. Em uma época de jogo para jogadores afeminados e chorões contra 4 continua ta masculino quanto o primeiro jogo. Sem conversa, porrada e a mesma dificuldade de sempre. O jogo que mais me surpreendeu no DS e na nova geração de jogos, não gostou então vai jogar um pouco de kirby mocinha!

NUMERO 3) SUPER C NES
Tudo que eu tenho de bom para falar sobre contra 1 do nes tenho para falar de super C, é uma continuação de peso, não fica com o segundo lugar porque por um problema de censura (devido ao iran contra afair, leia que diabos é isso na wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Iran-Contra_affair ) o jogo americano saiu com o nome de super C e não super contra como devia ser, e todos sabem que homens de verdade não fazem concessões.

NUMERO 4) CONTRA III SNES
Mais uma vez uma continuação excelente! Contra III perde alguns pontos na minha opinião pelos gráficos que não são tão coesos com o resto da serie e pelo uso de smart bombs que destroem a tela inteira, homens de verdade matam os inimigos com o bom e velho tiro na cara. De resto a jogabilidade e dificuldade são top-notch como os outros jogos.

NUMERO 5) CONTRA HARD COPS SEGA GENESIS (MEGA DRIVE)
O único jogo um pouco diferente que merece o nome Contra. Em contra hard cops você escolhe um de vários personagens para mais uma vez detonar geral. Gráficos otimos e a dificuldade parece ser maior ainda que nos outros games. Apesar de se afastar um pouco das outras versões contra hard cops é do cara%#&!

*O blog 8 bits Brasil é contra a homofobia e os comentários do post acima tem apenas carater humorístico e não devem ser levados ao pé da letra, a serie de jogos Contra desde sua criaçao tem gerado esse tipo de humor devido a sua açao estilo run and gun e principalmente a sua dificuldade.