sexta-feira, 30 de julho de 2010

Review de game GALCON FUSION (mac,pc,ipad)

Galcon é um jogo de estratégia espacial independente que roda em varias plataformas , pc,mac, ipad. O jogo custa aproximadamente 20 reais e pode se comprado em http://www.galcon.com/

Sabe os jogos estilo match 3 tipo puzzle quest bejeweled etc? Viraram uma febre. Pois a nova onda é o jogo da célula. Jogos de flash como civilizarion wars , phage wars entre outros usam o mecanismo.
Basicamente o jogador controla um bando de celulas e tem que combater um virus diferente (neste caso em phage wars mas é a melhor maneira de explicar), em cada celuca contaminada o virus se multiplica sendo que nas maiores se multiplica mais e nas menores menos. Os jogadores tem que tomar decisões estratégicas para obter o maior numero de recursos e finalmente derrotar o inimigo, o que pode ser por tomar todas as células ou nao. A mecânica simples se prova altamente viciante.

Galcon segue o mesmo esquema so que com naves e planetas. Mas o que diferencia o jogo (que inclusive tem uma versao em flash) dos outros que são gratuitos? Tres qualidades se destacam , o grafico em alta resoluçao , a escala do jogo e o multiplayer. Jogando no meu mac o jogo é muito bonito (em um estilo neon retro) e pode colocar milhares de naves (pequenos triangulos coloridos) se movimentando no cenario ao mesmo tempo sem nenhuma lentidão.A açao do jogo é frenética e mesmo assim o nível de pensamento estratégico é bem exigido. O jogo tem menus atrativos e bem desenhados. O multiplayer é muito bom , no momento tem bastante gente jogando e há vários modos de jogo (inclusive um modo de texto ultra retro). Galcon fusion tem falhas tambem a falta de uma campanha ou ao menos um conjunto de missoes fasem com que as pessoa que gostam de ser levados a objetivos ficarem frustradas, o multiplayer é muito rápido então em poucas partidas ja da vontade de parar , sabe quando voce joga um bom rts como starcraft e tem umas duas ou tres partidas e começa a achar o jogo cansativo e resolve dar uma parada? Pois é! No Galcon esse fenómeno acontece tambem a diferença é que 3 partidas de starcraft podem levar uma boa hora ou mais e de galcon demoram minutos. O primeiro problema pode ser proposital para dar ao jogo um ar mais indie e hardcore o segundo quer dizer que voce vai apreciar o jogo em pequenos bocados como os jogos antigos, poucos minutos de cada vez.

No final fiquei feliz com a compra e recomendo a todos esse jogo que é rápido , barato e bastante desafiador. Vejo vocês no multiplayer