quinta-feira, 26 de maio de 2011

minecraft episodio 22: mapa

No episódio vinte e dois eu mostro uma novidade do beta 1.6. agora é possível fazer um mapa usando uma bússola e oito pedaços de papel. A medida que você anda com o mapa ele vai se preenchendo e mapeando o local. A parte legal é que você pode explorar e deixar o mapa em um baú para que outros jogadores possam ver e conhecer a área.




terça-feira, 17 de maio de 2011

minecraft episodio 21 : armadilha de porta para multiplayer

Neste episódio eu mostro um desdobramento da ideia da armadilha de forno. Usando o mesmo sistema de agua derruba redstone e ativa o mecanismo eu fiz uma armadilha q usa portas de madeira como detonador. Ninguém nunca vai suspeitar de uma simples porta. Otima armadilha pra se esconder em uma mina ou caverna.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

minecraft episodio 20 : armadilha de forno para multiplayer

Neste episódio eu mostro como fazer uma armadilha para multiplayer usando o forno. Tenho bastante orgulho desse vídeo porque eu desenvolvi dois novos inputs de redstone para o minecraft. Usando uma propriedade da agua já descrita em outros vídeos eu consegui fazer uma trilha de redstone ser acionada pela mudança de estado de um bloco forno. Depois de pensar um pouco vi que da pra fazer o mesmo usando portas de madeira (provavelmente vou mostrar isso em vídeos posteriores ) . Muito útil para traps escondidas do multiplayer.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

minecraft episodio 19 : fazenda de trigo automatica

Neste episódio a saga do bolo continua e eu ensino como fazer uma fazenda de trigo automática. A fazenda tem que ser totalmente fechada para evitar que mobs pisem na plantação o que estraga o trigo. Eu fiz três fileiras plantadas e um espaço para andar e plantar sem pisar em nada. Uma coluna de agua caindo em um bloco gera um fluxo dividido em três que colhe as fileiras.

domingo, 8 de maio de 2011

minecraft episodio 18 : Controlar o fluxo de agua com redstone

Neste episódio eu mostro como controlar o fluxo de agua remotamente usando redstone. A ideia veio de um youtuber chamado kiershar (o cara faz muita coisa legal ), e eu estava mostrando para um amigo meu outro dia. Ele gostou tanto que eu resolvi fazer um vídeo para mostrar para o pessoal do youtube que não fala inglês.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

minecraft episodio 17 : HAMBURGER

Com as mudanças do beta 1.5 agora é possível botar fogo em um porco e conseguir porco frito (ao contrario das versões anteriores onde era preciso cozinhar a carne manualmente com carvão). Fiz então uma pequena alteração na minha trap de mobs passivas colocando uma lamina de lava no meio da queda. O resultado é que os porcos caem pegando fogo dropam hamburger. Todos os problemas com food no jogo acabaram depois dessa.

minecraft episodio 16 : Fazenda de cana de açúcar

Neste episódio eu mostro como fazer uma pratica fazenda de cana de açúcar. Como eu tinha feito uma fazenda de ovos no ultimo episódio precisava de açúcar para fazer os bolos. Assim sendo montei uma engenhoca q colhe as canas de forma automática. O truque é simples, no jogo é preciso agua em um bloco adjacente para plantar cana, assim tenho dois canais de agua correndo do lado de duas fileiras de cana, quando quero colher eu bloqueio esta agua e a cana cai, ai basta soltar uma corrente de agua para direcionar os drops e ficar no coletor.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

minecraft episodio 15 : Fazenda de frangos parte 2/2

Neste episódio eu arrumei minha fazenda de frangos. Coloquei uma lamina de agua no inicio da queda que separa os frangos dos outros bichos. Os frangos caem em um cubo de vidro com agua e ficam botando ovos. Quando eu quero farmar couro ou carne de porco eu puxo uma alavanca, uma porta se abre e a corrente de agua mata os frangos o que deixa o algoritmo de spawn livre para mandar outros mobs para a morte na parte de trap de gravidade.



segunda-feira, 2 de maio de 2011

minecraft episodio 14 : Fazenda de frangos parte 1/2

Neste episódio eu mostro a minha fazenda de frangos ainda inacabada. A corrente de agua no beta 1.4 ficou muito mais forte do que era então a construção de qualquer mecanismo com agua era praticamente impossível (ainda bem que voltaram a agua ao normal no beta posterior). O objetivo da fazenda/armadilha era conseguir o ovo que é o item mais difícil de se farmar pra fazer o bolo no minecraft. O mecanismo da armadilha é bem simples, se trata de um artefato que usa a gravidade para matar os animais, basta fazer um grande retangulo de grama com trincheiras de agua empurrando os mobs para o centro. Depois você cava um buraco de 2x2 ate o nível de bedrock e bota um separador de frango. Eles vão ficar presos em uma camada de agua e botar um ovo de 5 em 5 minutos mais ou menos. Com um total de 15 frangos que a trap gera você vai ter uma quantidade de ovos por hora bastante satisfatoria para fazer os bolos. Este vídeo ficou um pouco confuso porque a trap ainda estava um pouco bugada mas na segunda parte eu arrumei e ela ficou perfeita. Vale a pena ver pra ter uma ideia de como fazer uma trap bem eficiente para mobs passivos.