sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nintendo top loader review

O nintendo entertainment system (NES) foi um dos melhores consoles de video games ja criado, ele sozinho foi o grande responsavel pelo restabelecimento do mercado de games depois do grande crash de 1984. Vou falar um pouco neste post sobre o NES2 tambem conhecido como top loader. O nintendo top loader foi um redesign do antigo nintendo toaster (torradeira em inglês, devido a maneira como se coloca o cartucho), ele foi lançado em 1993 dez anos depois do lançamento do nintendo original nos Estados Unidos.O console ficou muito menor e aparência no geral é muito interessante.Na minha opinião é um console lindo, parece mais uma maquina antiga, um leitor de cartões de credito ou um drive externo de um pc antigo, os botões superiores de power e reset também tem um design lindo, nas cores laranja e cinza o botão de power desliza para cima e o botao de reset é de apertar.


As principais mudanças no console foram:

  • no top loader o cartucho é colocado na parte superior do aparelho (dai o nome).
  • O video game não vem mais com saída para cabos áudio e vídeo apenas saída para o cabo rf da nintendo (igual ao do super nintendo e nintendo 64).
  • Não existe mais o led que indica se o video game esta ligado ou não (o botao de power deslizante é a melhor maneira de checar).
  • O controle é diferente do controle do NES original, é chamado de dogbone pelo seu formato arredondado que lembra um osso de cachorro, porem o plug é igual sendo compativel com o console antigo.


Cartucho colocado internamente no NES toaster



NES toaster a esquerda e NES2 top loader a direita



Controle padrao do NES e controle dogbone do NES2




Cartucho colocado na parte de cima do NES2 top loader

O console possui vantagens e desvantagens em relaçao ao NES original
  • Ele é menor o que é um ponto positivo.
  • A imagem do top loader é de pior qualidade e mesmo usando o cabo rf no NES original a imagem fica melhor pois o top loader tem um defeito que faz com que linhas verticais (quase imperceptiveis) apareçam na imagem.
  • O ponto forte do nes top loader é o modo de colocar o cartucho eliminando o problematico modo antigo que no decorrer do tempo acumulava muita poeira e desgastava o mecanismo, a maioria dos NES que voce encontra hoje em dia tem problemas graves para ler os cartuchos e existem varios macetes pra fazer os jogos funcionarem, no top loader os cartuchos funcionam muito bem sempre.
  • O controle é uma questao de opiniao, na minha ambos sao otimos mas eu prefiro o dog bone porque machuca menos as maos ao se jogar muito tempo (devido ao formato mais ergonomico).

A minha conclusao é que o top loader é a melhor maneira de se iniciar em uma coleçao de nintendo 8 bits nos dias de hoje , ele é infinitamente melhor que os clones baratos de NES que se encontra por ai , é bonito, duravel e carrega os jogos muito bem . Melhor que um NES top loader so mesmo um NES original refurbished (recondicionado) em otimo estado , o que em teoria traria melhor qualidade de imagem, porem estes aparelhos sao muito dificeis de se encontrar e quase 100% dos NES que originais voce vai achar terao problemas muito frustrantes ao carregar os jogos. O NES top loader é relativamente raro e se voce encontrar um em sites de leilao nao pense duas vezes em levar, sera uma otima compra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário