sexta-feira, 26 de junho de 2009

O colecionador que nao fala japones.


Colecionar games é um hobby que tem muitas alegrias e muitas tristesas. Pretendo depois escrever um post sobre a dura tarefa de caçar os melhores e mais raros games pelo simples prazer de alimentar essa loucura que o homem chamou de colecionar. Este post no entanto é sobre o colecionador de games que nao fala japones. Pretendo ser breve neste post que é mais um desabafo do que um artigo, que deve interessar a poucos mas os que ja sentiram na pele este problema vao achar no post um sabor familiar, como aquela voz que vem de alguem que sente a mesma dor que sentimos.

Todos sabem que o Japao é a Meca do video game, é de la que vem as maiores marcas, é la que as filas de malucos esperando um novo lançamento é maior, é do japao que saem os melhores RPGs, o problema todo sao os que nao saem de la. Nos que nascemos no Brasil e estamos integrados na internet praticamente somos obrigados a falar ingles, reply, post, search, quest , super, mega, the book is on the table. Porem a lingua de Shakespeare é café com leite perto da lingua de Jaspion , Jiraya e Takuma Sato. A lingua inglesa como a nossa tem 26 letras, os amegicanos e ingleses conhecem como nos o ABC, os japoneses nao, como sao um povo muito do contra eles nao se contentam com um so alfabeto, por la eles tem tres , o Hiragana com 48 letras, o Katakana tambem com 48 e os mais de 40 mil Kanjis.

Na epoca do NES e do SNES ouve muita confusao causada pelas estrategias de mercado das marcas de video games. Os grandes genios do mercado achavam que os americanos nao iriam entender ou gostar de jogos tao complicados como os RPGs japoneses, entao eles simplesmente nao lançavam versoes em ingles para alguns jogos, outros saiam faltando features(versoes simplificadas onde varios recursos nao existiam), isso sem contar nos jogos que vinham com traduçoes grotescas da magica censura americana que como uma especie de jesus cristo as avesas transforma vinho em refrigerante. De la pra ca muita coisa boa se perdeu e nao deu as caras no mercado ocidental. No nes so vimos o final fantasy 1, mas o que aconteceu com o 2 e o 3 ? Ficaram la na terra do sol nascente, nos afrontando, criando a duvida : sera que coleciono mas nao jogo? Este tambem é um problema. Há quem colecione para guardar e ha quem colecione para jogar, o segundo tipo de pessoas fica louco. No super nintendo perdemos Seiken Densetsu 3 (o que para nos seria secret of mana 2) , Final Fantasy 5 , tales of phantasia, star oceam entre tantos outros. Muitos grupos de almas caridosas estao fazendo belas traduçoes para os emuladores, mas isso nao basta para os colecionadores que tem tesao pela midia fisica, pelo cheiro de papel velho e tinta de manual de instruçoes. Resta a nos aprender japones ou como eu faço fingir que meus final fantasys 1 ,4 e 6 sao na verdade 1 ,2 e 3.

O mercado evoluiu muito mas ainda nao é perfeito, la no japao eles ja tem quatro jogos do professor layton para o nintendo ds enquanto isso nos ocidentais esperamos pacientemente pelo segundo. E haja paciencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário